Título de Cidadã Paraibana a Valdênia

Por iniciativa da deputada estadual Iraê Lucena, a Assembleia Legislativa da Paraíba concedeu neste mês a Valdênia o título de Cidadã Paraibana. Foi reconhecida a grande contribuição dada por Valdênia, durante cinco anos na promoção dos direitos humanos e dois anos como Ouvidora de Polícia, para o avanço da cidadania da população menos favorecida e das vítimas de violações de direitos básicos por parte das instituições públicas na Paraíba.

A deputada celebrou em seu discurso de abertura, diante do plenário lotado, “o nascimento de uma ilustre paraibana” e agradeceu a Valdênia por ter escolhido “este pedacinho de Nordeste como o seu lar”. Exaltou a trajetória de vida e de luta de Valdênia e seu trabalho no Estado, particularmente como primeira mulher a ocupar o cargo de Ouvidora de Polícia. Valdênia respondeu afirmando que o título é importante por ter a ver com identidade: “Aprendi a me identificar com o povo daqui em sua luta pela cidadania plena. Com este título sinto-me ainda mais próxima e com mais responsabilidade, pois você quando ama, cuida”.

Valdênia utilizou o momento de sua fala para passar imagens de pessoas e lugares onde ela atuou para favorecer o acesso à justiça e à cidadania dos grupos mais excluídos, cujos representantes estavam presentes. Mais do que todos, estas pessoas sabiam o quanto Valdênia merecia o reconhecimento. Valdênia dedicou a homenagem a todos e todas que, com ela e como ela, lutam diariamente para que a cidadania plena se torne realidade para toda a população da Paraíba.

0 comentários:

Postar um comentário