Onde estamos

O CEDHOR está localizado no bairro de Tibiri II do município de Santa Rita na região metropolitana de João Pessoa, capital da Paraíba. Santa Rita fica a apenas 20 km da capital, porém o município pussui vasta extensão rural. O CEDHOR atende principalmente a população dos bairros de Tibiri II, Marcos Moura e Heitel Santiago por um total de cerca de 60.000 moradores. São entre os bairros mais pobres do município.
 

Os bairros onde se situa o CEDHOR surgiram como loteamentos para moradia de baixa renda para famílias que viviam nas favelas da capital ou que migraram do interior em busca de sobrevivência, emprego e da possibilidade de melhorar sua vida. Foi assim constituído um contingente de mão de obra barata para trabalhar na vizinha capital e nas grandes propriedades rurais, produtoras de cana de açúcar e abacaxi.

Tradicionalmente, as famílias proprietárias das terras e das usinas controlam o poder público local, revezando-se na administração do município. A relação da população com as autoridades, que atuam muitas vezes de forma assistencialista ou persecutória, conforme interesses eleitoreiros, é caracterizada pela dependência e a submissão. O que é “direito” das pessoas é esperado como “favor” da boa vontade do gestor do momento.

Mesmo sendo a terceira cidade em população do Estado e fazer parte da área metropolitana da capital do Estado, Santa Rita conta com índices muito altos de pobreza. Ocupa o 3630° lugar no total dos 5512 municípios brasileiros por IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – que leva em conta educação, mortalidade infantil, expectativa de vida e renda.

Os moradores dos bairros periféricos sofrem com a falta ou a péssima qualidade dos serviços públicos, quais educação, saúde, saneamento básico, transporte, cultura e lazer. Além da ineficiência dos serviços públicos, graves problemas são a violência comum e policial, o desemprego, o analfabetismo, o tráfico de drogas, a violência doméstica e exploração sexual de crianças.

Há que se reconhecer a presença de uma variedade de organizações sociais e de pessoas ligadas a movimentos políticos, sindicais e comunitários que procuram organizar-se em redes para promover, através da participação política e o controle social, uma mudança cultural e social no município.

0 comentários:

Postar um comentário