Ministra de Direitos Humanos visita Paraíba


O Estado da Paraíba vem ocupando a mídia nacional com notícias e dados preocupantes de violações de direitos humanos que têm a ver com a situação prisional, casos de tortura, violência contra a juventude negra, mulheres e homossexuais, opressão das comunidades tradicionais, elevadíssimas taxas de homicídios e envolvimento de policiais com o crime organizado. Diante desse quadro a Ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, visitou oficialmente a Paraíba por intermédio do Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Em audiência pública, com numerosa participação, a Ministra ouviu os relatórios e as denúncias de quinze segmentos organizados da sociedade civil paraibana, cada um com sua problemática. Emergiu um quadro grave expondo a falta de uma políticas integrada e efetiva de defesa dos direitos humanos dos grupos mais vulneráveis por parte do governo.

Porém, foi animador ver a força concentrada dos movimentos sociais, os mesmos que estão se manifestando nas ruas desde as grandes mobilizações de junho passado. Qualquer avanço na luta dos direitos humanos é fruto da participação e da pressão dos cidadãos e das cidadãs frente aos poderes públicos.

0 comentários:

Postar um comentário