Homenageados no 5º Prêmio Dom Oscar Romero de Direitos Humanos - 2013


PESSOAS HOMENAGEADAS:

-ERENILDA OLÍMPIO DA SILVA: Natural de Rio Largo, em Alagoas, vive atualmente em Marcos Moura. Com outros catadores e catadoras de materiais recicláveis, começou a construir a Cooperativa de Reciclagem dos Catadores e Catadoras de Marcos Moura - COOREMM. Atualmente, está diretora presidente da Cooperativa e representa os catadores na Rede Lixo e Cidadania da Paraíba e na Rede de Comercialização Solidária-PB.

-MARIA JOSÉ DA SILVA RODRIGUES: Moradora do Tibiri II, atualmente está diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Machado de Assis, onde trabalha há 25 anos. Desenvolve projetos como oficinas sobre bullying, valorização da família, reciclagem e caminhada pelo meio ambiente, em parceria com o CEDHOR, a COOREMM e outras entidades.

-PASTOR LUCIANO BATISTA DE SOUZA: Teólogo, educador popular e pastor batista, mora atualmente em Dois Vizinhos-PR, onde exerce seu ministério junto a Primeira Igreja Batista, como fazia em Souza-PB. Acompanhava o grupo de estudos e reflexão com o Pe. José Comblin e outros companheiros de caminhada. Juntamente com o CEDHOR e outras entidades articulou o Festival de Artes em Direitos Humanos, em Souza-PB.

-LUIZ ZADRA: Italiano, padre comboniano casado, quando chegou ao Brasil atuou junto às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no Maranhão. Na Paraíba, exerceu um trabalho de conscientização da população de seus direitos, promovendo a cultura e a consciência negra, com o Jornal Negra Voz e os agentes de pastoral negros (APNs). Atualmente acompanha as comunidades negras e quilombolas da Paraíba, visando a afirmação e implementação dos direitos básicos para que o povo quilombola alcance a plena cidadania.

-FRANCIMAR FERNANDES DE SOUZA: Socióloga, atua no diálogo com as instituições públicas junto com as organizações quilombolas na Associação das Comunidades Negras e Quilombolas da Paraíba (AACADE), entidade da qual faz parte e atua como educadora popular, na busca de garantir a implementação das políticas públicas para as 38 comunidades quilombolas reconhecidas pelo Governo Federal na Paraíba.

ENTIDADES HOMENAGEADAS:

-CENTRO DE TERAPIAS INTEGRADAS SANTA CATARINA DE SIENA: Fundado em 2009, no Loteamento Boa Vista, em Várzea Nova, nasceu para cuidar da saúde integral das mulheres, mães das crianças e adolescentes atendidos pelos projetos da Casa dos Sonhos, de iniciativa das Irmãs Dominicanas. Reconhecido pelo Sindicato dos Terapeutas da Paraíba, desenvolve a terapia comunitária, atuando sobre a prevenção, tratamento, reabilitação e equilíbrio, através de exercícios integrados na fisioterapia.

-MOVIMENTO DAS COMUNIDADES POPULARES: Movimento que atua no Alto das Populares, na luta por moradia e outros direitos sociais. Herdeiros da Juventude Agrária Católica (JAC), do Movimento de Evangelização Rural (MER) e da Corrente dos Trabalhadores Independente (CTI), é criado em Santa Rita na década de 80, com objetivo de dar continuidade ao trabalho na região, em nível urbano e rural. Criou as Comissões de Luta, conquistando algumas áreas no Alto das Populares, em seguida constitui-se como “Comunidade Popular”, através das dez colunas: economia coletiva, saúde, infraestrutura, família, religião libertadora, esporte, arte, lazer, escola e moradia.

-LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE: Movimento que organiza a juventude da classe trabalhadora e possui como tripé de atuação a formação, a organização e a luta.  Composto por jovens exclusivamente do movimento ou que constroem outros movimentos sociais que acreditam no Projeto Popular para o Brasil, atuando, sobretudo no meio estudantil secundarista e universitário, nas periferias dos centros urbanos e nos setores camponeses. Presente em várias lutas, contra o machismo e racismo, por memória, verdade e justiça através dos “esculachos” contra os torturadores da Ditadura Militar, destacando-se nas mobilizações de junho-2013, na luta por melhorias do transporte público, inclusive de Santa Rita-PB, através de muita animação com a agitação e a batucada do Levante.

HOMENAGEM ESPECIAL:

-PE. SEVERINO PERINI: Italiano e padre comboniano, iniciou os trabalhos do CEDHOR, enfrentando os desafios de defender os Direitos Humanos, foi pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, onde apoiou muitas lutas e projetos, como: transporte, moradia, reforma agrária, políticas públicas, alfabetização, liberdade assistida, e atividades como o plebiscito da ALCA, o Grito dos Excluídos/as, entre outros, bem como a promoção da Consulta Popular e da Assembleia Popular. Atualmente, reside em Salvador-BA, onde coordena o Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU).

-VÍTIMAS DA RODOVIÁRIA SANTA RITA: Acidente ocorrido na BR 230, no dia 28 de setembro, com cerca de 40 trabalhadores e trabalhadoras, conduzidos por ônibus da Rodoviária Santa Rita, empresa que funciona sem a concessão pública e sob autorização precária do Governo do Estado. Valéria Rodrigues, que estava grávida de cinco meses, e Wagner Sousa Santos foram vítimas fatais do acidente. A senhora Marinalva Paulino veio a falecer 40 dias após internada. Vários familiares das vítimas prosseguiram na luta, junto com o Movimento Passe Livre, o Conselho Estadual de Direitos Humanos e outras entidades, para que a justiça seja feita. O acidente reforçou a luta por melhores condições de transporte no município de Santa Rita-PB.

0 comentários:

Postar um comentário