Premiados no 5º Prêmio Dom Oscar Romero de Direitos Humanos - 2013

-PESSOA DE SANTA RITA:
*SUELLYTON DE LIMA:
Morador do Alto das Populares e estudante de Direito, atuou na ONG Encumbe na promoção da cultura local. Jurista Popular acompanhou comunidades de João Pessoa e Santa Rita. Encampou a luta do movimento “Pelo Direito de Santa Rita, UFPB JÁ!” em prol de efetivar a UFPB no Município. Atualmente, integra a Associação Universitária Santarritense (AUS), o Movimento Passe Livre em Santa Rita e o Comitê Estadual do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva para a Reforma Política.





-ENTIDADE DE SANTA RITA:
*ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA UNIFICADA DOS MORADORES DO BAIRRO DOS MUNICÍPIOS (ACUMBAM) – TIBIRI II E III:
Fundada em 02 de setembro de 1984, tem como meta defender os direitos dos moradores e moradoras do bairro Tibiri II, como é mais conhecido o bairro dos Municípios, e adjacências, procurando promover os direitos fundamentais, buscando a integração social, científica e educacional. Destaca-se na participação e promoção das lutas por moradia, saúde, água, infraestrutura, transporte e outros direitos. Parceira do Movimento pelo Direito à Moradia (MDM), da Federação Paraibana do Movimento Comunitário (FEPAMOC), do Movimento Passe Livre, do CEDHOR e outras entidades. Seu atual presidente é o lutador Luís Cândido de Lima, sócio-fundador e participante ativo da ACUMBAM.

-VÍTIMA DE SANTA RITA:
*LINIER DOS SANTOS SILVA DE OLIVEIRA: Moradora do Tibiri II, vítima de violência doméstica e familiar por parte do ex-companheiro policial, enfrentou o medo e procurou o CEDHOR para denunciar sua situação. Ainda com seqüelas da violência e impossibilitada de trabalhar, continua na luta por justiça, dignidade e respeito.

-PESSOAS EM NÍVEL ESTADUAL:
*MARINHO MENDES MACHADO:
Bacharel em Direito, Teologia e História, atualmente é Promotor de Justiça, respondendo pelas comarcas de Jacaraú e Bayeux. Forte militante dos Direitos Humanos, integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos e coordenador na Paraíba da campanha “O que você tem haver com a corrupção?”. Destaca-se sempre pela sua posição firme em favor dos pobres e da justiça e, por sua luta, recentemente foi alvo de ameaças.






*GUIANY CAMPOS COUTINHO:
Assistente social, mãe de sete filhos, membro da Pastoral Carcerária desde 1992, militante dos Direitos Humanos, integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos e do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no Estado da Paraíba e assessora nacional para a questão da saúde no cárcere. Foi detida com outros conselheiros de Direitos Humanos, por registrar cenas gravíssimas de violação de direitos nos presídios. Em vista de sua atuação, recentemente foi processada por um fato inexistente e sofre ameaças.

0 comentários:

Postar um comentário