Santa Rita segue como cidade muito violenta




Os últimos dados da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social confirmam que Santa Rita é uma cidade extremamente violenta. Foram 80 homicídios (Crimes Violentos e Letais Intencionais – CVLI) de janeiro a julho deste ano, de um total de 914 no estado todo. Santa Rita ocupa solidamente o 3º lugar depois da capital e de Campina Grande. Esta triste realidade é comprovada no Mapa da Violência 2013, publicado recentemente.

Santa Rita ocupa o 27º lugar entre os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes por número do homicídios, representando uma taxa de 90,8 homicídios a cada 100.000 habitantes. Dado mais assustador ainda diz respeito aos homicídios de jovens: neste quesito Santa Rita é 13º de todos os municípios, com fortes aumentos nos últimos anos e uma taxa de 217,2. Taxas assim são piores que as de zonas em conflito bélico.

A Grande João Pessoa tem a segunda maior taxa de homicídios em 100 mil habitantes entre as capitais, segundo a pesquisa. Além disso, a Paraíba ocupa a terceira posição no ranking dos homicídios de negros no Brasil. A este respeito, é de bom auspício que o estado seja o segundo a aderir ao Plano Juventude Viva, cujas ações visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia.

O Juventude Viva vai ser desenvolvido em Santa Rita, João Pessoa e mais quatro municípios que juntos contabilizam 68,15 % dos homicídios do estado. Para quem quer acompanhar os dados da Secretaria de Segurança: http://static.paraiba.pb.gov.br/2013/07/Boletim_trimestral_CVLI_2013_2Tri.pdf

0 comentários:

Postar um comentário