Movimento pelo Direito de Santa Rita


A Universidade Federal da Paraíba está chegando a Santa Rita com um Curso de Direito e o OOPPS! está empenhado no acompanhamento e fiscalização do processo de efetivação. A construção do campus encontra-se em fase avançada, junto à BR-230 e com previsão de entrega para dezembro.

Com a implantação de um curso estrategicamente escolhido por nossa juventude e que deve trazer diversos benefícios, nossa cidade começará a respirar novos ares. Entre os benefícios sinalizamos: 1) Extensão universitária, que trará à comunidade projetos de formação e defesa dos direitos, com troca de saberes e assistência jurídica; 2) Pesquisas, com o propósito de levantar e avaliar, por exemplo, como se dá o acesso à justiça em nossa cidade; 3) Práticas jurídicas e estágios, tendo como objetivo fortalecer e dinamizar os serviços do Ministério Público e da Defensoria Pública – já existe projeto para 20 vagas em breve; 4) Espaços de discussão / reflexão / intercâmbios abertos à sociedade sobre temas de grande importância social e por vezes polêmicos a exemplo da redução da maioridade penal e o aborto.

A união de todos se faz importantíssima neste momento, pois forças políticas se levantam contra a vinda do curso, o que está levando uma comissão formada tanto pela Universidade, com presença da Reitora, quanto pela sociedade civil organizada e poderes representativos da cidade de Santa Rita a Brasília. Corremos fortes riscos, mas acreditamos na força de nosso povo na forma de pressão em nossos representantes para que possamos viver novos dias com nosso Campus de Direito da UFPB.

Fonte: Boletim do OOPPS! (Observatório de Orçamento e Políticas Públicas de Santa Rita) - Ano 2 - Número 01 - Agosto/2013

0 comentários:

Postar um comentário