Lutando contra a maré...

A busca para que todos tenham seus direitos humanos garantidos vive tempos difíceis. Estamos em uma conjuntura complicada e adversa, onde às vezes parece que, ao em vez de avançar, se está perdendo terreno nas conquistas já feitas.

Assiste-se a ataques legislativos contrários aos direitos humanos (maioridade penal, poder investigativo do MP, direitos das comunidades tradicionais, Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, para citar apenas alguns exemplos); vê-se a violência repressiva das forças policiais contra os movimentos sociais na cidade e no campo; os dados da violência e da criminalidade agravam-se na Paraíba como no país todo; em Santa Rita, além da insegurança ligada aos crimes recorrentes, vive-se uma sensação de estagnação e abandono social e político – ainda não se sabe a que veio a nova administração – e não acontece nada de bom; mais próximo de nós, continua a situação de perigo em relação à pessoa de Valdênia.

Na luta dos direitos humanos e da sociedade civil organizada, tem-se a impressão de estar remando contra a maré!

Valdênia continua tendo proteção policial, enquanto se prepara para a entrega do relatório semestral. Foi instituída pelo governador uma comissão de sindicância para investigar denúncias contra o Comando Geral da PM. Será que algo vai mudar?

Na realidade, não perdemos a esperança e permanecemos firmes na luta. Acreditamos que há um crescimento da consciência dos direitos e as pessoas estão vencendo o medo de denunciar e cobrar. Os contragolpes raivosos das forças reacionárias sinalizam sua incapacidade de responder a um processo histórico irreversível. Acreditamos que o Brasil está avançando na universalização dos direitos e, com ele, a Paraíba também, apesar dos atrasos e das contradições. A luta pelos direitos humanos é difícil, mas vale a pena!

0 comentários:

Postar um comentário